Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Michael Bisping: Pronto para derrubar o machado

Por Elliot Worsell  - A data, 14 de novembro de 2009 e o adversário era Denis Kang. Para o britânico Michael "The Count" Bisping, nove minutos com Kang foram suficientes para transferir os pensamentos negativos para positivos e, crucialmente, restaurar cada grama de sua esmigalhada confiança.  

Por Elliot Worsell 

A data, 14 de novembro de 2009 e o adversário era Denis Kang. Para o britânico Michael "The Count" Bisping, nove minutos com Kang foram suficientes para transferir os pensamentos negativos para positivos e, crucialmente, restaurar cada grama de sua esmigalhada confiança.  

 

Um round e meio com Kang encapsulou a carreira de Bisping, especialmente nos últimos tempos. Nervoso desde o início, "The Count" deu seu máximo para conter Kang em pé e quando derrubado por um contragolpe de direita. Sua mente voltou ao esmagador nocaute de julho de 2009 para Dan Henderson - a primeira derrota como peso médio no recorde do britânico.  

 

Kang era o adversário do retorno, mas era considerado perigoso o suficiente para alimentar os demônios que circulavam ao redor da cabeça de Bisping. O knockdown e a tentativa subseqüente de terminar pareciam ser o começo do fim para Bisping.  

 

Entretanto, durante as tentativas de ground and pound de Kang, aconteceu uma coisa estranha - Bisping parecia estar se divertindo. Ele parecia apreciar a situação e, depois de passar alguns momentos frenéticos sob o ataque de Kang, o bravo britânico começou a ganhar confiança.  

 

Ao final do assalto, Bisping levantou-se, sorriu e vibrou. Apesar de passar a maior parte do round um pouco tonto e de costas no chão, ele tinha sobrevivido e ainda teve a audácia de tentar um armlock em Kang e lançar alguns golpes. 

 

E o mais importante, Bisping não tinha sido nocauteado. Passando por um terrível primeiro round.  

 

"Ninguém quer sofrer uma derrota atrás da outra e eu não sou diferente", relembra Bisping, que perdeu no segundo round para Henderson no UFC 100. 

 

"Eu estava incomodado com a derrota para o Henderson e senti que meu desempenho foi ruim naquela noite. Eu estava muito nervoso na luta contra o Denis Kang - mais do que eu já tinha ficado antes - simplesmente porque eu sabia o que estava em jogo. 

 

"Eu não estava nervoso sobre o combate contra o Kang ou suas habilidades, mas apenas nervoso sobre o que aconteceria se eu sofresse outra derrota. Eu não quero ser conhecido como alguém que perdeu duas lutas grandes seguidas. Isso teria marcado minha carreira".  

 

O nervosismo de Bisping era tangível naquela noite. Instável e incerto em pé, Bisping não estava produzindo a mesma forma que o fez famoso em suas lutas no início UFC. A direita no queixo agiu como rápido para acordá-lo.  

 

"Eu tentei um gancho de esquerda e Kang me pegou com uma boa direita que me derrubou", lembra Michael. "Eu queria ser agressivo desde o início e queria realmente provar um ponto. É por isso que eu fui um pouco imprudente e fiz uma besteira. Era muito cedo na luta para assumir um risco como aquele e eu paguei o preço. Kang me atingiu com um golpe sólido e eu caí.  

 

"Eu não estava tão mal assim com aquele soco, mas foi sólido e me fez cair. Comecei a pensar: 'Essa não, isso de novo não', enquanto olhava para ele. Eu não estava pensando em começar sendo derrubado contra o Kang, especialmente depois de cair contra o Henderson".  

 

Ao enfrentar a situação e sair sorrindo dela, Bisping iniciou o segundo round com uma esperança renovada, vigor e auto-confiança. Ao invés de respeitar Kang, Bisping voltou exigindo um pouco de respeito próprio. 'The Count' usou a sua força física e explosão para arrastar Kang para o solo e iniciar um ground and pound sobre o talentoso canadense.  

 

A maré mudou rapidamente, os fãs sentiram isso e, o mais importante, Bisping e Kang sentiram. Após uma série de ataques unilaterais, Kang foi parado com pouco mais 30 segundos do fim do round.  

 

"Fiquei encantado por ser capaz de transformar a luta em sua cabeça e parar o Kang no segundo assalto", Bisping diz.  

 

"A primeiro round contra o Kang foi difícil, simplesmente porque eu estava entrando na luta. Treinamento para uma luta é uma coisa, mas você nunca pode dizer como vai reagir à noite - especialmente vindo de uma derrota por nocaute.  

 

"Apesar do resultado, sei que ainda tem mais por vir. Eu deveria ter puxado mais o gatilho em pé. Tenho muito bom de Boxe e Muay Thai, mas, por alguma razão, eu não coloco isso em prática como deveria durante minhas lutas. Eu quero começar nocautear os adversários em 2010. Vitórias por interrupção e por TKO são boas, mas quero começar a colecionar nocautes".  

 

Discursos confiantes em um nocaute estavam ausentes nos lábios de Bisping antes de sua luta contra Kang. Ele estava interessado apenas na vitória - não importa como ela viesse. Após o susto contra Henderson, Bisping só precisava de uma vitória.  

 

Ele conseguiu o resultado positivo em novembro passado. Agora, com a confiança restabelecida, Bisping enfrenta o teste final de auto-estima. No UFC 110 em Sydney, Austrália, ele enfrentará o mestre da intimidação, Wanderlei Silva.  

 

"Inicialmente nós lutaríamos no UFC 105 em Manchester, mas infelizmente, o período não era o melhor", Bisping explica. "Eu concordei com a luta, mas o Wanderlei estava no processo de ter feito alguma cirurgia facial e o dia 14 de novembro não seria suficiente para ele se recuperar corretamente.  

 

"Felizmente, eu consegui a vitória contra Denis Kang no dia 14 de novembro e agora nós podemos fazer a luta contra Wanderlei novamente. É uma luta que me animou logo que me foi oferecida no ano passado e eu estou muito animado agora também".  

 

Tendo admitido que estava nervoso e ansioso na luta contra Kang, Bisping assume também que foi quase uma benção disfarçada que Wanderlei não poderia fazer a viagem do dia 14 de novembro. Sempre honesto, Bisping admite que poderia ter tido muitos problemas com Wanderlei no primeiro round.  

 

"Eu estava muito nervoso contra Kang, e isso não é uma coisa boa para se sentir quando se enfrenta alguém tão temível como Wanderlei", Bisping diz. "Kang é, obviamente, um grande lutador com seus próprios direitos, mas Wanderlei traz algo um pouco diferente. Ele é conhecido como alguém que instala medo nos adversários mentalmente. Ele é conhecido como o cara com um olhar fixo feroz e alguém que trabalha muito na intimidação. Não é um bom adversário para lutar com qualquer um que esteja tentando controlar seus nervos.  

 

"Você tem que ir lutar com alguém como Wanderlei com a máxima confiança. Você não pode fazer nada pela metade com ele. Ou você vai lá e acredita em si mesmo ou você vai ser nocauteado rapidamente. Ele vai te caçar a qualquer sinal de fraqueza ou de nervos. Ele esta este esporte há muito tempo e sabe o que procurar. Ele pode bater caras antes do primeiro sino tocar".   

 

Qualquer um que assiste o Wanderlei Silva que governou o Pride durante tantos anos, é susceptível a ser intimidado. Da mesma forma, quem assiste ao brasileiro impor um avassalador KO de 36 segundos sobre Keith Jardine pode começar a ter tremores. No entanto, entre as amostras devastadoras de destruição está um número de derrotas recentes que Bisping pode se aproveitar. Claro que, mesmo na derrota Wanderlei é um perigo constante, ainda que não se possa encobrir a derrotas no UFC para Rich Franklin, Quinton Jackson e Chuck Liddell.  

 

"Eu acredito que é uma luta com várias possibilidades de vitória para mim", Bisping admite. "Eu sei que Wanderlei é uma lenda e tem estado no MMA há muito tempo, mas eu realmente acredito que estilos fazem lutas e que eu tenho o estilo perfeito para vencê-lo. Obviamente vou ter que tomar cuidado com seu estilo agressivo e seu poder de soco, mas estou muito confiante em ir para a Austrália e bater o Wanderlei. Ele é experiente e possui mãos pesadas, mas me sinto muito melhor do que ele. Eu sei que tenho a capacidade de vencê-lo - agora é apenas executar o meu plano".

 

Bisping teve seu plano desastrosamente errado contra Henderson, e "a façanha" quase se repetiu no round de abertura contra Kang. No entanto, ele também mostrou uma resistência mental e uma capacidade de mudar para o Plano B com Kang, e isso é algo que deverá estar bem posicionado para ele contra Wanderlei.  

 

"Estilisticamente, a luta pode ser semelhante a que eu tive com Chris Leben em outubro de 2008", avalia Bisping. "Leben era um cara duro e agressivo com alguns nocautes no cartel e ele estava realmente disposto a lutar. Ele também lança socos do mesmo modo selvagem que Wanderlei.  

 

"Eu tive que usar minha velocidade e meus diretos para bater Leben e a mesma coisa pode entrar em jogo com Wanderlei. Eu diria que o Wanderlei é um pouco mais rápido e mais explosivo do que o Leben. Obviamente, os planos não serão os mesmos, mas em termos de estilo, existem semelhanças definitivas entre os dois. Eu não vou lutar com o Wanderlei da maneira que eu fiz contra o Leben, mas posso recorrer a minha luta com o Leben para me ajudar a vencer o Wanderlei".  

 

Embora a confiança Bisping esteja restaurada, uma encarada de Wanderlei pode vir a ser o teste final de sua recuperação pós-Henderson. Se naquela encarada que vem antes da luta - digamos, na pesagem ou na conferência de imprensa - ou se isso acontece alguns segundos antes de tocarem as luvas, Bisping vai olhar nos olhos de Silva e reagir de uma das duas maneiras. Ou vai saborear o que vem pela frente ou vai auto-convidar a dúvida em sua cabeça.  

 

"Eu tenho o maior respeito pelo Wanderlei por tudo que ele conquistou", admite Michael. "Ele é uma lenda e teve uma carreira fantástica. Apesar de tudo isso, eu estou buscando vencê-lo de forma convincente no dia 20 de fevereiro e adicionar outra derrota ao seu recorde. Todo o respeito fica do lado de fora quando nós nos olharmos através do octógono.  

 

"Este é o tipo de luta que eu quero. Quando tudo estiver dito e feito, e minha carreira acabada, eu vou olhar para trás e dizer: 'sim, eu lutei com os melhores do mundo - eu lutei contra essa lenda, contra aquela e assim por diante'. Wanderlei é definitivamente um daqueles caras que você pode orgulhar-se de enfrentar. É uma honra dividir o octógono com alguém como ele".  

 

Ele viu as encaradas, ele viu os nocautes e ele está ciente do reinado de terror de Wanderlei na velha divisão dos médios do Pride. No entanto, apesar de tudo, Bisping sempre pareceu fantasiar este combate. Ele gostou disso em novembro passado, e ele gosta ainda mais agora.  

 

"Apesar da reputação lendária do Wanderlei, eu não vou ser esmagado nesta luta", afirma Bisping. "Não ficarei relutante e temendo o Wanderlei. Sim, ele é um grande nome no MMA e é uma das figuras mais reconhecidas no esporte. Sim, ele também tem um enorme poder em seus punhos. No entanto, a maneira de vencer o Wanderlei é ir lá e não respeitá-lo. 'Rampage' fez exatamente isso e ele detonou o Wanderlei no primeiro round. Se você  tiver muito respeito pelo Wanderlei, ele vai passar por cima de você.  

 

"Estou pensando em uma coisa e é uma coisa só e isso é ir até a Austrália e derrotar o Wanderlei Silva. Eu não estou indo para lá tirar férias ou para fazer número. Esta é a maior luta da minha vida e eu só posso aceitar a vitória. Eu sei contra quem lutarei e sei exatamente o que eu tenho que fazer para vencê-lo. Eu não aceito lutas apenas por dinheiro. Não estou nessa. Estou pegando essa luta porque eu sei que posso vencer o Wanderlei e porque eu quero continuar caminhando para uma disputa de cinturão UFC".   

 

Bisping parece estar de volta com melhor. Conforme os testes de confiança aparecerem, vamos saber tudo o que precisamos sobre 'The Count' no UFC 110 neste fim de semana. Quando ele olhar diretamente nos olhos do "The Axe Murderer", ele vai saber, também.