Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

O sempre variável mundo de BJ Penn

Por Thomas Gerbasi      

    

Ele já venceu tudo que é possível vencer como um campeão dos pesos leves do UFC. Ele já provou tudo quando se trata de desejo e condicionamento. E já calou a todos que duvidavam se ele seria capaz de cumprir seu potencial.      

    

Então o que BJ Penn, com apenas 31 anos, fará agora?      

    

O primeiro item da sua agenda à ser cumprido acontece neste sábado quando ele defende o seu título contra Frankie Edgar, um azarão que tem todas as intenções de levar o cinturão na luta pelo UFC 112. Penn, no entanto, mantém seu foco total neste fim de semana.      

    

"Eu já disse muitas vezes que Frankie Edgar não é o tipo que você pode subestimar", Penn disse em uma recente entrevista. "Você sabe que qualquer cara que subestimar Frankie Edgar acabará com outra derrota no currículo. Ele não é o tipo de cara com quem se deve brincar, então não estou pensando em nada além do dia 10 de abril. Frankie é um grande oponente e eu sei que tenho que ir lá e dar o meu melhor".    

     

Depois de consecutivas finalizações sobre Kenny Florian e Diego Sanchez, Penn fechou o ano de 2009 não apenas como o lutador mais dominante dos pesos leves na história do UFC, mas como um atleta no auge da sua capacidade física e mental. E ele entra na luta de sábado como um cara que está crescendo e encerrando sua participação na categoria, caso ele passe por Edgar. E apesar de ter deixado claro que não está subestimando seu desafiante, ele não fugiu das pessoas sobre um futuro nos meio médios.      

    

"Se tudo der certo no dia 10 de abril, com certeza vou considerar subir de peso", ele disse. "Não é 100% certo, ainda existem muitos bons competidores no peso leve, mas eu vou pensar no assunto".    

    

Ex-campeão do meio-médio que chocou o mundo quando finalizou Matt Hughes no UFC 46 em 2004, Penn teve, desde então, três derrotas na categoria, uma para Hughes em 2006 e duas para o atual rei Georges St-Pierre. Mas Penn não está planejando a revanche contra St-Pierre caso volte para o meio-médio, pelo menos não por enquanto.      

    

"Se eu fizer isso, será aos poucos", ele disse. "Não vou querer apressar as coisas. Claro que qualquer um gostaria de uma tentativa pelo título. Mas quero dar tempo ao tempo, testar as coisas".      

    

Mas existem muitas outras lutas intrigantes para Penn na talentosa divisão dos meio-médios que não envolvem o nome de Georges St-Pierre, possibilitando que ele construa confiança antes de uma terceira luta contra o canadense. Mesmo assim, não há falta de lutadores talentosos nesta categoria, deixando Penn em um dilema. Ele abandona a divisão onde tem a oportunidade de se tornar um campeão dominante como o outro competidor do UFC 112, Anderson Silva, ou ele continua no peso leve e deixa de lado os seus sonhos de se tornar o primeiro homem na história a ter dois cinturões do UFC ao mesmo tempo ou ser duas vezes campeão do meio-médio.      

    

Frankie Edgar gostaria de tornar essa decisão mais fácil para Penn, tirando o seu título e dando a ele uma razão para voltar ao meio-médio. Penn também sabe disso e está fazendo questão de manter o olho no 'The Answer'.      

    

"Eu me impressionei com ele desde o começo", Penn disse. "Ele é rápido, é um grande wrestler, tem um Boxe afiado e grandes chutes. Eu sei que ele também é ótimo misturando suas quedas com o Boxe".     

    

Edgar também tem a vontade de um cara que treinou anos e anos para essa única noite. Penn já esteve na posição antes como desafiante, ele também sabe como é destruir os sonhos dos que tentam levar seu cinturão. E mesmo que ele não diga, você tem a impressão de que Penn gosta de ser o homem no topo, derrubando a tudo e a todos.      

    

Esse tipo de domínio pode ser prejudicial e ele admite que, apesar de ter batido Sanchez, Florian, Joe Stevenson, Sean Sherk, e Jens Pulver nas suas últimas lutas, ele não se vê como um cara acima de todos os outros.      

    

"Eu não acho que estou na posição onde já derrotei todos os meus companheiros de categoria como Anderson (Silva) fez. Ele tem sido o campeão do médio por muito mais tempo do que eu no leve. Eu acredito que não é possível você derrotar uma categoria inteira, pois tem sempre um novo competidor surgindo. Existem muitos caras lá fora e eu acho que todos têm chance de disputar o título um dia. Então eu não quero subestimar nenhum deles ou fingir que eles não existem".      

    

Esse é o clássico BJ Penn. Quando você acha que ele vai para a esquerda, ele toma a direita. E é essa imprevisibilidade que o tornou um ícone para os fãs de luta. Esse é o BJ e quando se trata do futuro, você terá que ficar ligado para saber quais serão os próximos passos do 'The Prodigy'.